Em Atos 14.26, registrando o retorno de Paulo e Barnabé, Lucas informa que eles “navegaram para Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a obra que haviam já cumprido”. Ou seja, a incumbência recebida do Espírito Santo foi cumprida. Deus ajudou Paulo e Barnabé a completarem a missão.
O trecho da Escritura que terminamos de ler — Atos 14.19-28 — é dividido em três partes: Na cidade de Listra, [1] Paulo é apedrejado e ajudado pelos discípulos (v. 19-20a). Então ele e Barnabé viajam até Derbe, a última cidade de seu itinerário, depois retornam passando por lugares anteriormente visitados (Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia), [2] edificando a igreja do Senhor (v. 20b-23). Por fim eles retornam para Antioquia da Síria e prestam relatório, [3] concluindo a primeira viagem missionária (v. 24-28).
A partir do relato, podemos elaborar três declarações sobre a obra missionária, para qual eu e você somos chamados neste mundo. [1] A obra missionária não é realizada sem lutas (v. 19-20a). [2] A obra missionária visa a edificação da igreja (v. 20b-23).