É possível identificar três propósitos na família edificada por Deus: [1] adorar ao Senhor (Gn 4.3-5,26); [2] educar na justiça (Gn 18.19; 2Tm 1.5; 3.14-17) e [3] testemunhar (Gn 12.1-3). Além disso, a Escritura menciona três posturas necessárias aos membros de uma família cristã: [1] esperar coisas boas um do outro (1Co 13.7); [2] esforçar-se para agradar um ao outro (1Co 7.32-34); [3] acolher e perdoar um ao outro (Rm 15.7; Ef 5.32).
Um novo lugar de adoração é instalado na terra, cada vez que uma família cristã é iniciada. O Breve Catecismo de Westminster acerta quando diz que a finalidade primeira do ser humano é “glorificar a Deus, e alegrar-se nele para sempre” e isso vale também para a família. E onde há adoração, há instrução. No contexto de uma família cristã, o primeiro lugar de ensino da Palavra de Deus é o lar e não a igreja. Por fim, o discipulado efetivo no lar transborda como testemunho de Cristo, com cada família funcionando como uma agência missionária que abençoa os parentes, os amigos, a vizinhança e o mundo.
Mas isso só é assim, quando a família caminha com Deus na vivência do evangelho. Isso implica acreditar no evangelho como “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). Deus salva e, por conseguinte, transforma, pelo poder do evangelho. Deus opera coisas boas nas vidas do esposo, da esposa e de cada filho, individualmente, bem como dos pais (do casal). Uma vez que Deus opera com poder pelo evangelho, é possível esperar coisas boas, realizadas por Deus, nas vidas dos membros da família cristã.
Explicando a bondade de Deus, Michael Horton diz que “o amor de Deus não é condicionado por nada que há na criatura” (Doutrinas da Fé Cristã, p. 280). O evangelho é a mensagem de que é possível ao Deus santo perdoar e acolher pecadores rebeldes. Pelo evangelho, eu posso acolher meu cônjuge, meus filhos, meus irmãos e meus pais, e eu mesmo sou acolhido por eles, em amor e perdão incondicionais. Na família cristã, experienciamos a bondade de Deus (pelo menos, devia ser assim).
Pr. Misael.