Uma família de discípulos de Jesus

A vida debaixo do sol

Eclesiastes é perfeito para quem quer aprender a servir a Deus, mesmo quando não tem respostas sobre determinados assuntos. Salomão foi cercado de sabedoria, grandes feitos, riquezas, prazeres, mas também passou por desventuras. Diante disso, escreveu esse precioso livro, mostrando como a vida funciona e que há momentos em que as coisas saem do ordinário.

A partir da Queda a vida sofreu fraturas e, por consequência, nossos relacionamentos, sonhos, projetos, ainda que legítimos e corretos, se tornaram incapazes de nos satisfazer por completo. O que consideramos como seguro e forte, na verdade, como nos apresenta o livro, é “vaidade”, dura pouco, é “correr atrás do vento”.

Então: Por que o mundo é do jeito que é? Por que as coisas funcionam como funcionam? Por que nos apegamos às coisas? Simplesmente porque fomos feitos para desfrutar das coisas preciosas que Deus criou. Mas a Queda bagunçou tudo, a ponto de transformarmos as coisas belas da criação em ídolos. Como mudar isso?

Eclesiastes nos aponta para Cristo, que nos redimiu da Queda e nos transformou em novas criaturas e passamos a olhar para o mundo de forma correta, não desprezando as coisas boas da terra, usufruindo em contentamento e usando-as como dádivas, não desfrutando como se fossem a vida em si mesmas, mas apreciando cada detalhe, a fim de vislumbrarmos aquilo que está por vir. Isso somente é possível mediante o lavar regenerador do Espírito em nossos corações.

Louvado seja Deus, por seu Filho que nos redimiu de nossos ídolos.

Presb. Marcus Prisco.

Descubra mais sobre IPB Rio Preto

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading