O desafio da maturidade cristã

Viver é crescer.
O foco de nosso acampamento 2025 é o desenvolvimento do cristão conforme Jesus Cristo, da infância à maturidade espiritual. A Bíblia nos diz que, conforme crescemos, abandonamos as coisas infantis:
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino (1Co 13.11).
Além disso, para glorificar a Jesus, temos de nos afastar dos erros dos insubordinados e crescer em sua graça:
Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno (2Pe 3.17-18).
Cremos que a palavra de nosso Redentor, relativa ao reino, ilustra perfeitamente este crescimento:
“A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga” (Mc 4.28).
O reino de Deus é orgânico. Primeiro ele é plantado. Depois se desenvolve da erva até o grão cheio na espiga. Um servo de Deus chamado John Newton entendeu que isso nos auxilia a atinar para o crescimento na graça.
Trocando em miúdos, a vida cristã não é estática e sim dinâmica. Não é acomodada e sim desafiadora. Não é presa ao passado de vergonha e pecado e sim ao presente e futuro sob a égide da graça e orientados para a glória de Deus.
Em nossa igreja, ao professar publicamente sua fé, o cristão declara que, a partir daquele momento, a Bíblia será sua única regra de fé e prática. Conforme ele caminha, confrontado e pressionado por seu passado ou presente configurados pelo mundo, corre risco de estagnar e até retroceder. Quando isso acontece as consequências vêm, tomando-o de assalto, empobrecendo-o e, às vezes, roubando sua dignidade, entusiasmo e ousadia espirituais. A partir de então alguns se afastam da igreja e outros até cumprem uma agenda dita cristã, comparecendo a atividades e eventos, mas destituídos de alegria, devoção, força e frutos.
O ponto central destas reflexões é: Como evitar isso? Mais: como avançar na fé, na alegria, na devoção, na força e nos frutos cristãos? Eis a pauta de nosso acampamento 2025!
Encontros transformadores
- Bobagens e utilidades do desenvolvimento pessoal conforme o mundo (sábado, 01/03, 21h).
- Para amadurecer espiritualmente é preciso, antes, nascer espiritualmente (domingo, 02/03, 9h30).
- A vida imatura é lamentável e desastrosa (domingo, 02/03, 20h30).
- O amadurecimento cristão tem etapas (segunda, 03/03, 9h30).
- Deus nos ajuda a crescer (segunda, 03/03, 20h30).
- Vale a pena crescer (terça, 04/03, 9h30).
2 Comentários
Com certeza este acampamento será uma bênção na vida da nossa igreja!!!! Que Deus abençoe a todos! Fernando Guerra.
Vamos interagir por aqui com comentários, sugestões e perguntas. Se Deus permitir, nos veremos no acampamento 2025!