Uma família de discípulos de Jesus
Cristologia devocional

Cristologia devocional (conclusão)

Os antigos liam o Cântico dos Cânticos como uma metáfora do amor entre Deus e o crente: “Como és formoso, amado meu, como és amável!” (Ct 1.16). Cristo não é um tema, mas Deus, a quem amamos com todo o coração, todo o ser e todas as forças (Dt 6.5). Na contemplação, o Mandamento se torna vivo, alegre e prazeroso (Mc 12.29-32).

O poeta passa horas diante do seu mar. O enamorado passa dias olhando para o bilhete de sua amada. Quanto tempo passamos com Cristo, em contemplação, conhecendo-o em intimidade?

Deus não é mais conhecido porque desfrutamos pouco de Cristo (Jo 1.18). Cantamos “mais de Cristo eu quero ter” (Hino 135 do Novo Cântico), mas nem sempre sabemos o que isso significa. Temos mais dogma do que oração, mais orgulho do que humilhação, mais ativismo do que busca e choro. Tornamo-nos funcionários descontentes do reino, ao invés de amigos achegados que amam ao Rei. Insistimos na distância, porém, Jesus nos chama para a comunhão (Mc 3.14; Lc 10.38-42). Que tristeza conhecer os escritos acerca de Jesus, sem conhecê-lo como pessoa! Sim, ele não pode ser conhecido à parte da sã doutrina, mas também ele não o será apenas doutrinariamente (Jo 17.17,20-21; cf. Mt 26.40). Como disse John Owen:

A fé confiante consiste em dirigir a atenção do coração a Jesus. É elevar a mente à “contemplação do Cordeiro de Deus”, e permanecer nessa contemplação pelo resto da vida.

A Teologia Verdadeira nos chama à presença de Cristo. A Cristologia é, em última instância, um chamado à oração, nos termos belos e profundos utilizados por George Herbert:

Vem, meu Caminho, minha Verdade, minha Vida;
Um Caminho tal que nos dá respiração;
Uma Verdade tal que põe fim a toda contenda:
Uma Vida tal que mata a morte.

Pr. Misael. Publicado no Boletim 356 | 23 de outubro de 2016.

Um comentário

  1. aparecida da cruz primiani

    Paz
    Gostei muito foi minha meditação dessa manhã.

Comentários desabilitados.

Descubra mais sobre IPB Rio Preto

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading