A maioria dos crentes conhece muito bem Romanos 8.28. Mentalmente “sabemos” que Deus está no controle de todas as coisas do Universo, que sua soberania é absoluta e detalhista, pois Jesus afirmou: “até os cabelos todos da cabeça estão contados” (Mt 10.30).
Mas, será que experimentalmente também “sabemos” que Deus controla as coisas que envolvem nossa vida? Que age em todas as circunstâncias para o bem daqueles que o amam? E quando a crise financeira, a enfermidade, as tribulações chegam em nossas vidas? Quando as esperanças falham? Devemos crer que Deus está no controle, sempre comandando tudo e agindo em nosso cuidado. Deus jamais é indiferente e nunca é insensível à nossa dor.
Em sua perfeita sabedoria e bondade ele age através dos problemas cumprindo seus propósitos e graciosamente usa inclusive os nossos “problemas” para fazer profundas mudanças, algo maior e melhor a favor dos que hão de herdar a salvação. Foi assim com Jó, Abraão, José, Moisés, Ana, Noemi e tantos outros personagens bíblicos. As aflições, dores, perdas, a enfermidade e o luto são realidades tristes, mas inevitáveis nessa vida. A maravilhosa verdade é que o Senhor se faz presente e real conosco em todos os momentos. Ele sempre usa os problemas para que o busquemos mais, para que centremos nele e cresçamos.
Assim, diante de qualquer dificuldade é sábio perguntar: “Qual é o propósito de Deus para mim nesse problema?” Certamente podemos não entender muitas coisas que nos acontecem, mas podemos sempre decidir se eles nos tornarão amargurados ou mais rendidos ao Senhor. Por isso, entreguemos hoje e agora nossos problemas a Deus. Esperemos e descansemos somente nele. Confiemos que ele está sempre agindo para o bem daqueles que o amam.
Pr. Gilberto