Como a IPB Rio Preto compreende e implementa a evangelização, o discipulado e o início de novas igrejas? Quanto à base bíblica e teológica, a igreja segue o que consta no livro Evangelização e discipulado, publicado pela Editora Cultura Cristã. Um curso sobre o conteúdo do livro é realizado nos anos ímpares (cf. nossos cursos).
Confira nosso glossário de evangelização e protocolo de início de novos trabalhos.
Primeiro entenderemos que a IPB Rio Preto ora e trabalha para ser capaz de sustentar-se e propagar-se. Em seguida, notaremos que nossa igreja ora e trabalha para testemunhar e expandir o serviço do evangelho.
I. Igreja que se sustenta e propaga
Oramos e trabalhamos para ser uma igreja que se sustenta e propaga (figura 1).

Uma igreja que se sustenta é capaz de manter suas despesas e investimentos em evangelização e missões, auxílio aos necessitados, causas sociais, equipe de pastores e candidatos ao Sagrado Ministério, trabalho das sociedades internas e ministérios, manutenção de equipamentos, bens e instalações e, por fim, verbas de presbitério e supremo concílio, sem apoio de outras igrejas ou do Presbitério.
Para uma igreja ser autossustentável, é necessária a bênção graciosa de Deus configurando dois cenários, sendo que, no primeiro, (1) a igreja é revitalizada com inclusão frequente de novos membros; por essa razão temos de orar, proclamar a boa notícia da salvação e investir na restauração de pessoas. No segundo cenário, (2) os membros atuais e os novos membros precisam compreender o privilégio, bênção espiritual e responsabilidade de serem dizimistas e ofertantes. Pela fidelidade na consagração de dízimos e ofertas, a igreja ganha musculatura econômica e financeira para fazer frente aos desafios e oportunidades de expansão do serviço da Palavra de Deus.
O verbo “propagar” tem o sentido de “multiplicar, ou reproduzir por geração” (Dicionário Aurélio). Uma igreja que se propaga evangeliza e discipula sua cidade e região, fomentando o início de novos trabalhos.
II. Igreja que expande o serviço da Palavra de Deus
Nossa igreja obedece a Deus pregando o evangelho e discipulando pessoas e iniciando novas igrejas em São José do Rio Preto, nas cidades próximas, no Brasil e no mundo. Para que isso se torne efetivo, é fundamental orar e trabalhar para criar e cultivar uma cultura interna (dentro da igreja) de evangelização e discipulado.
Quando mencionamos uma cultura interna de evangelização e discipulado, falamos de um ideal ainda não alcançado. Nossa igreja terá desenvolvida uma cultura interna de evangelização e discipulado quando os membros pensarem, respirarem e assumirem práticas de evangelização e discipulado espontaneamente, como um aspecto sobrenatural de sua identidade em Cristo. Se Deus nos agraciar com uma cultura interna de evangelização e discipulado, os membros, suas famílias, bem como os oficiais e líderes de sociedades e ministérios planejarão e executarão as atividades considerando a possibilidade de interagir e se comunicar “evangelisticamente”, fomentando discipulado com pessoas de fora da igreja.
Se Deus permitir, o ministério pastoral da IPB Rio Preto vai orar e se empenhar para ver uma cultura verdadeiramente evangelística e discipuladora brotar e criar raízes na igreja.
Nenhuma igreja tem como prever quantos indivíduos, a cada ano, serão convertidos e integrados em sua lista de membros. Os resultados da evangelização e discipulado são produzidos de acordo com a soberania de Deus (1Co 3.6-7). Sendo assim, entendemos alvos de evangelização e discipulado como metas de trabalho, correspondentes aos atos de “semear” e “regar”. Nossos alvos bíblicos de evangelização e discipulado podem ser conferidos na página Evangelização e início de novos trabalhos. Outros alvos específicos de evangelização e discipulado podem e devem ser formulados pelos membros, famílias, sociedades internas e ministérios da igreja.
Quanto ao início de novos trabalhos, tanto os cristãos individuais quanto as famílias, sociedades internas e ministérios da igreja devem orar a Deus, para que ele dirija e abençoe os esforços, e novos trabalhos sejam estabelecidos em nossa cidade e região. O protocolo e as estruturas para estabelecimento de novos trabalhos pode ser conferido na página Evangelização e início de novos trabalhos.
III. “Nosso Ide”

O Nosso Ide é uma atividade imersiva de evangelismo, evangelização e busca de conexões para discipulado e estabelecimento de GIS pioneiros nos bairros do município e na região metropolitana de São José do Rio Preto. No Nosso Ide, os membros da igreja podem testar ou exercitem seus dons e amadurecer em experiência evangelística. Mais informações sobre sua proposta e modo de operação podem ser conferidas na página do Nosso Ide.
Oramos para que Deus nos ajude a cooperar com a expansão do reino, obedecendo ao seu mandato evangelizador e discipulador. Dessa forma, colocaremos em prática o ideal de serviço da IPB Rio Preto, nos tornando cada vez mais:
Uma família de discípulos de Jesus, fundamentada na Bíblia, comprometida com a Reforma, que proclama as boas-novas da salvação, atua na restauração de pessoas e coopera na edificação do Reino de Deus.
Conselho da IPB Rio Preto, Planejamento de 2004.
Vamos nos prostrar diante de Deus com súplicas fervorosas. Vamos semear e regar a boa semente do evangelho!
Confira nosso glossário de evangelização e protocolo de início de novos trabalhos.
Evangelização e início de novos trabalhos
I. Evangelho, evangelizar, evangelização, evangelismo e evangelista Confira nossa visão geral de evangelização. Evangelho é o convite para que as pessoas se tornem cristãs. É a explicação sobre quem é Jesus Cristo e o que ele fez e faz. Além disso, é uma motivação para as pessoas clamarem pelo milagre do Espírito Santo que as conduz a abandonar sua justiça própria e…
Nosso Ide
O Nosso Ide é uma atividade imersiva de evangelismo, evangelização e busca de conexões para discipulado e estabelecimento de GIS pioneiros nos bairros do município e na região metropolitana de São José do Rio Preto (saiba mais sobre os nossos GIS, grupos da igreja simples). No Nosso Ide, os membros da igreja podem exercitar seus dons e amadurecer em experiência evangelística. Entenda…