“Porque ele vive posso crer no amanhã. Porque ele vive temor não há. Mas eu bem sei, eu sei que a minha vida está nas mãos do meu Jesus que vivo está!” À luz deste cântico nós dizemos: Graças a Deus por 2016!
Que ano assustador foi 2016! Más notícias em todo lugar. Crise política, econômica e financeira. Redução de faturamento das empresas. Empregos ameaçados. Ansiedade. Diminuição de renda. Diferentes necessidades materiais. Além disso, problemas pessoais, familiares, enfermidades e separação de entes queridos. No âmbito da igreja isso refletiu de maneiras diversas: Aumento de demanda de pastoreio de pessoas com crises; idas e vindas em decisões sobre o Desafio 8/6 e renegociação de nosso empréstimo para construção. Isso sem falar nas questões de ordem disciplinar.
Que ano abençoado foi 2016! Boas notícias aos montes. Nascimentos. Curas e restaurações. Gente que conseguiu colocação no mercado de trabalho ou até mesmo cresceu em seu ganho e profissão. Gente que iniciou, retomou ou concluiu cursos. Cumprimento das obrigações financeiras da igreja. Inauguração do Edifício Presb. Moysés Prisco dos Santos. Organização da Congregação em Cedral. Disposição de irmãos (de Cedral e da Sede) para contribuir financeiramente, a fim de sustentar um obreiro. Aumento das ofertas missionárias. Gente pastoreada pela Palavra de Deus e fortalecida na fé. Escola Dominical relevante, bem conduzida e com boa frequência. Gente chegando (o terceiro maior número de recebimentos desde 2010). Sociedades Internas ativas. Acampamento 2016 excelente. Clube do Livro edificante e animado. Bom início dos Grupos da Igreja Simples e da Escola de Música. Cultos melhor conduzidos (com regência dos hinos). Revitalização das equipes de louvor e das reuniões de oração nas quartas. A igreja se firmando como referência da fé reformada em Rio Preto. Boa colaboração de nossa igreja com a IPB, o Presbitério e o Sínodo. Alegria. E tudo isso em amor e paz, simplesmente unidos, como igreja viva e simples.
E a igreja é viva por causa de Jesus ressurreto. Porque nosso Senhor se faz presente na igreja — porque ele vive — nós prosseguimos com fé, crendo no amanhã (e entendendo que isso equivale a crer nele; cf. Jo 14.1, 11-12). Firmamos em Deus nós enfrentaremos os desafios de 2017, declarando como o salmista: “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes” (Sl 27.13).
Transfira o Relatório Geral de 2016 da IPB Rio Preto (em PDF, 815 KB).
Pr. Misael. Publicado no Relatório Geral de 2016 da IPB Rio Preto | 29 de janeiro de 2017.