No dia 4 de março próximo passado completamos 87 anos de organização como Igreja Presbiteriana de São José do Rio Preto. Como consideramos esta instituição tão preciosa, criada pelo Senhor Jesus?
Não pensemos na igreja como o templo em que nos reunimos. O conceito de igreja à luz das Escrituras é identificado por aqueles que aceitaram a Palavra e foram batizados, conforme disse o Senhor Jesus: “onde dois ou três estiverem reunidos em seu nome” [Mt 18.20]. Em Romanos 16.3-5 encontramos um exemplo disso, quando lemos sobre a igreja reunida na casa de Priscila e Áquila. A Bíblia também nos diz que: “[…] Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25b). Podem alguns criticá-la, zombar dela ou até persegui-la, como a história nos tem mostrado, visto que há na sociedade vários sentimentos sobre a igreja: de um lado, desconfiança, hostilidade, indiferença; de outro lado, simpatia, gratidão, regozijo, devoção e sacrifício.
Essa mesma igreja constitui-se de pessoas pecadoras, porém, regeneradas, lavadas no sangue de Jesus Cristo, perdoadas de seus pecados, que buscam não se conformarem com os ideais e valores deste mundo pecaminoso, desenvolvendo a sua salvação pelo lavar da água pela Palavra de Deus, em santificação de suas vidas (Is 1.16; 1Co 6.11; Ef 5.26).
Considerando o que Cristo fez por nós, igreja, neste aniversário da nossa igreja local, o que podemos fazer ou dar a ela? Amá-la com o mesmo amor do Senhor, entregando-nos para evidenciar às pessoas com quem nos relacionamos a beleza do caráter de Jesus, manifestando o fruto do Espírito Santo, vivendo como nos incentiva Paulo em Colossenses 4.5-6:
Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Que Deus continue abençoando e sustentando nossa igreja.
Rev. Gilberto