“Comunhão” é uma palavra muito repetida, mas pouco compreendida. Eis outro tema enriquecido pelos pais reformadores.
Para Calvino, a afirmação do Credo, “creio […] na comunhão dos santos”, nos é dada “a fim de que cada um de nós se contenha em fraterno consenso com todos os filhos de Deus, reconhecendo a autoridade da igreja e se conduzindo como ovelha do rebanho”.[1] Na comunhão, sentimo-nos parte de um corpo tanto vivo quanto organizado, e assumimos um comportamento edificante.
Comunhão é o desfrute comum de benefícios espirituais que produz aperfeiçoamento. Enquanto caminhamos “debaixo do sol”, distantes de perfeição celestial, somos agraciados com a vida da igreja. A igreja deve nos motivar à aproximação do Senhor. Na comunhão nós somos “contidos”; desligados dela, “não há esperança de remissão de pecados, nem qualquer salvação”,[2] de modo que “é sempre funesto o afastamento da igreja”.[3]
Comunhão dos santos é comunhão da e na igreja, um conceito que vai além de amizade. Trata-se de um vínculo produzido pelo Deus Triúno. Uma reunião de jovens da igreja, em um sábado, pode originar ou nutrir amizades boas e saudáveis, mas isso não é, necessariamente, comunhão dos santos. A comunhão dos santos sempre contém amizade sincera, mas nem toda amizade é realmente comunhão dos santos, pois esta última produz frutos espirituais.
Onde esta comunhão é vivenciada, uma rede de pastoreio alimenta a fé e restringe o pecado. Como isso acontece e qual a relação disso com a Reforma Protestante? Fique atento ao próximo Boletim.
Pr. Misael. Publicado no Boletim 360 | 20 de novembro de 2016.
Notas
[1] CALVINO, João. Institutas: Edição Clássica. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2006, IV.I.2. v. 4.
[2] CALVINO, op. cit., IV.I.3.
[3] Ibid., IV.I.4.
Um comentário
Paz do Senhor, comunhão, não é simplesmente estar juntos,, isto é reunião solene, e Deus abomina solenidades, comunhão significa, tem algo em comum com alguém,,,os santos(crentes) precisam ter Cristo em suas vidas, o sangue de Cristo precisa correr nas veias de cada um e consequentemente no corpo,,,igreja,,,eu creio nisso,,,e quando isto acontecer a obra de Cristo estará feita, o gemido da criação irá cessar porque os filhos de Deus estarão se manifestando e Deus sendo glorificado……
Comentários desabilitados.