Em nossa vida estamos sujeitos a muitas situações difíceis e angustiantes, que comprovam o que o Senhor Jesus nos preveniu: “No mundo, passais por aflições” (Jo 16.33). Estas aflições podem surgir “do nada”, como nos lembra o poeta: “Bem de manhã, embora o céu sereno pareça um dia calmo anunciar, vigia e ora: o coração pequeno um temporal pode abrigar”.1
Esses temporais imprevistos podem fazer um estrago nas nossas vidas, se não estivermos preparados para enfrentá-los. Como lidar com essas situações conflitivas depende de quem está no controle do nosso coração, pois o que governa o nosso coração determinará a forma como reagiremos às situações e pessoas. É nesse momento que precisamos compreender que Romanos 10.17 — “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” — é uma verdade não apenas para chamar a pessoa a “crer” em Cristo, mas também é indispensável para o nosso “andar” diário com Cristo, desfrutando do seu senhorio em nossa vida.
Ouvir e meditar na Palavra de Deus fortalece a nossa fé para nos sustentar, quando somos surpreendidos pelos temporais que podem nos assustar. Quando nossa vida parece descontrolada, precisamos estar firmes e confiantes nas promessas da Palavra de Deus que nos dizem que Deus está no controle de tudo. Ao memorizarmos a Palavra de Deus, direcionamos nosso coração a crer e esperar nas suas promessas.
Feliz é quem ouve, lê, guarda e vive alimentado pela Palavra de Deus. O salmista diz a si mesmo: “Induzo o coração a aguardar os teus decretos, para sempre, até ao fim” (Sl 119.112). Vamos nessa?
Pr. Gilberto.