Como sabemos sobre Jesus Cristo? Como sabemos o que é a igreja? Cristo chega até nós pela pregação dos apóstolos. Em Efésios 2.20, o “fundamento dos apóstolos e profetas” equivale à doutrina cristã. Graças a Deus, um repositório confiável de verdade proposicional e objetiva chegou até nós. Nós temos informação disponível em uma Bíblia escrita.
A revelação bíblica culmina em Jesus, e Deus continua chamando os ministros da igreja para edificá-la ensinando a doutrina com fidelidade. Os cristãos da época da Reforma até o século XVII resumiram isso no princípio sola Scriptura, ou seja, o evangelho foi plenamente revelado na Escritura.
Uma vez que o Novo Testamento completa “o fundamento”, não há mais revelação, apenas iluminação e aplicação da verdade bíblica. O Espírito Santo salva, santifica e consola os crentes pela Palavra e pelos Sacramentos.
Especialmente os calvinistas enfatizam que a igreja se expande pela bênção do Senhor sobre a missão, enquanto os cristãos se esforçam para obedecer aos mandatos divinos. Destarte, a Bíblia é não apenas inspirada, inerrante e infalível, mas também suficiente. A base de fé e prática do cristão é a Bíblia e nada mais.
Em suma, sola Scriptura significa que a igreja não carece de revelações extrabíblicas do Espírito. Alguns serviços (ofícios) e dons, dados à igreja no período em que o Novo Testamento estava sendo concluído (completando o “alicerce”), foram reconfigurados ou não são mais necessários.
A igreja de Jesus se nutre, santifica e satisfaz no desfrute diário da boa e perfeita Palavra de Deus.
Rev. Misael