Tradicionalmente, nos Estados Unidos, a 4ª quinta-feira do mês de novembro é celebrada como o “Thanksgiving Day”, ou “Dia de Ação de Graças”. Essa é uma data especial, em que famílias se reúnem em um feriado nacional para comemorar. O feriado remete a um evento histórico ocorrido em 1620, quando colonos puritanos chegaram à região de Massachusetts no famoso navio Mayflower. Após enfrentarem um ano de dificuldades e um inverno rigoroso, eles dedicaram um dia para celebrar a colheita e agradecer.
Longe de ser apenas uma influência cultural americanizada, nossa igreja também escolheu a última quinta-feira para, assim como os colonos, reconhecer Deus como digno de adoração e gratidão pelas bênçãos recebidas. Sentimos um vínculo especial com essa celebração, sobretudo em nossa cidade e região, tão ligadas ao campo e à agricultura. Reconhecemos o Senhor como sustentador e provedor, aquele que faz germinar a terra e prepara a chuva: “que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva” (Sl 147.8).
Nossa igreja tem recebido inúmeras bênçãos. Podemos destacar a chegada de novos irmãos à nossa família da fé, respostas a muitos pedidos de oração e a proteção constante de Deus. No entanto, nossa maior gratidão deve sempre ser pelo sacrifício salvífico de Jesus. Por meio dele, fomos transportados do império das trevas para o seu reino. Em Cristo, nos gloriamos na esperança da glória de Deus, justificados de nossos pecados. Mesmo nas tribulações, vemos a produção de perseverança e uma esperança viva, evidenciando o amor de Deus por nós através da ação do Espírito Santo (cf. Cl 1.13; Rm 5.1-5).
Que sejamos sempre gratos a Deus por Jesus Cristo, que é a nossa razão de viver e de celebrar!
Rev. Robson