A Estação do Advento, uma temporada de espera, é concebida para cultivarmos a nossa consciência acerca das ações de Deus — no passado, no presente e no futuro.
No Advento, ouvimos as profecias do Messias vindouro como dirigidas a nós — pessoas que esperam pela segunda vinda. No Advento, aumentamos a nossa antecipação pelo cumprimento de todas as promessas do Antigo Testamento, quando o lobo viverá com o cordeiro, a morte será tragada, e cada lágrima será enxuta. Dessa maneira, o Advento destaca para nós a História mais ampla do plano redentor de Deus.
Desafio espiritual:
Uma tensão deliberada deve ser incorporada à nossa prática da estação do Advento. Cristo veio, e ainda assim nem todas as coisas foram completadas. Enquanto nos lembramos da espera de Israel, esperamos e damos graças pelo nascimento de Cristo, também antecipamos sua segunda vinda no final dos tempos. Por isso, o Advento começa como uma temporada penitencial, um tempo para a disciplina e arrependimento intencional, na confiante expectativa e esperança de que Cristo está vindo outra vez.¹
A cadência do Advento objetiva produzir expectativa (pela vinda de Cristo, a luz do mundo), um chamado à adoração e uma busca por perdão.
Neste mês, também divulgamos conteúdos edificantes para você e toda sua família sobre o Natal, na plataforma de vídeos RightNow Media.
Feliz segundo Domingo do Advento!
¹ Fonte: Lecionário, Ano C 2024/2025. Fascículo I. Advento — Natal — Epifania, p. 21.