Talvez você já tenha visto isto em algum filme ou animação. A primeira cena abre apresentando um lugar lindo, paradisíaco. O céu está claro e pássaros cantam harmoniosamente. Tudo exala tranquilidade. De repente, irrompe uma catástrofe e a paz de outrora é interrompida. É isso que acontece em Atos 15.1-5.
Em 14.27-28, a Igreja de Antioquia da Síria está sossegada e alegre, depois de saber das coisas que Deus realizou na primeira viagem missionária, especialmente a salvação dos estrangeiros (os gentios). Paulo e Barnabé desfrutam da comunhão e contentamento da igreja. Céu azul, brisa refrescante e pássaros cantando. Então, chegam em Antioquia “alguns indivíduos” (At 15.1). E tais indivíduos mudam tudo.
Quem são estes, que tiram a paz da Igreja de Antioquia? Eles são os legalistas. A palavra “legalista” nem aparece neste texto de Atos, mas o argumento e a postura legalistas se fazem presentes, como veremos a seguir. Nesta mensagem, você será apresentado ao conceito de legalismo. Além disso, verificará algumas consequências do legalismo para a fé e igreja cristã. Por fim, você será desafiado a identificar o legalismo, onde quer que o encontre.
O tema será apresentado como segue: [1] O legalismo ensina a salvação pelas obras. [2] O legalismo esgota a alegria do evangelho. [3] O legalismo deve ser identificado e combatido.