Uma família de discípulos de Jesus
Exposição de Marcos

13. O reino dividido [Mc 3.20-30]

A blasfêmia contra o Espírito Santo (introdução)

20 Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. 21 E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. 22 Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios. 23 Então, convocando-os Jesus, lhes disse, por meio de parábolas: Como pode Satanás expelir a Satanás? 24 Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; 25 se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir. 26 Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece. 27 Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa. 28 Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: Os pecados e as blasfêmias que proferirem. 29 Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno. 30 Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo. Marcos 3.20-30.

Pregado em 01/12/2013, às 9h, no culto de recepção de membros da IPB Rio Preto.

Introdução

Abordaremos este texto em quatro sermões: Neste e no próximo sermão, aprenderemos sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo. A terceira mensagem abordará a amarração do “valente” e, a última, o reino dividido.

O tema da blasfêmia contra o Espírito Santo é de grande utilidade para esta ocasião, quando recebemos novos membros em nossa igreja. Como lemos nos v. 28-29, a blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado sem perdão. “Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: Os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno” (v. 28-29).

Todos os verdadeiros crentes desejam crescer continuamente “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3.18). Amar e servir a Deus é a prioridade do convertido (Dt 6.4-5; Mc 12.32-33). Daí, entender a doutrina sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo é útil para nos assegurarmos das promessas do evangelho. Quando não compreendermos este ensino tornamo-nos mais suscetíveis tanto ao rigorismo (legalismo) quanto à leviandade espiritual (mundanismo).

As proposições doutrinárias serão apresentadas em camadas. Se você já estudou sobre este assunto, talvez estranhe a ausência de citações de Teologias Sistemáticas. Eu recomendo que você estude a doutrina utilizando boas Teologias Sistemáticas. No entanto, opto por explicar a questão extraindo o máximo possível do próprio Evangelho de Marcos. O que acontece em Marcos 3.20-27 que leva Jesus a formular a declaração sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo, nos v. 28-29? E de que modo as interações entre as personagens deste relato se encaixam no ensino geral deste Evangelho?

Considerando nossa limitação de tempo (por causa das profissões de fé e batismos), iniciaremos olhando para duas verdades óbvias e importantes. Em primeiro lugar…

I A blasfêmia contra o Espírito Santo ocorre em um contexto de oposição a Cristo

20 Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer. 21 E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. 22 Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios.

Lembremo-nos de que todos os eventos relatados nesta parte do Evangelho de Marcos encaixam-se em uma moldura de oposição. É assim de Marcos 2.13 até 8.26. Oposição a Cristo é o elemento central que fomenta o pecado imperdoável. O texto menciona primeiro, a oposição dos parentes de Jesus: “E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si” (v. 21). Em seguida, Jesus é contraditado pelos escribas de Jerusalém que “diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios” (v. 22).

Veremos no próximo sermão que esta oposição é mais do que uma indisposição. Trata-se de uma profunda inimizade. Sendo assim, o discípulo de Jesus Cristo (o cristão regenerado pelo Espírito Santo), não comete o pecado imperdoável, simplesmente porque ele não é mais inimigo de Deus. Antes éramos inimigos. Pela redenção, fomos tornados amigos de Deus. É o que nos diz Paulo:

10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação (Rm 5.10-11).

Também é o que nos assegura o próprio Jesus. Somos amigos do Redentor no discipulado, nos termos do decreto da eleição.

13 Ninguém tem maior amor do que este: De dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. 16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda (Jo 15.13-16).

Conforme Efésios 1.13-14, os crentes todos são selados com “o Santo Espírito da promessa”:

13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória (Ef 1.13-14).

Isso nos conduz a uma verdade bíblica preciosíssima. Antes, éramos conduzidos por “ídolos”. Agora, ungidos pelo Espírito, declaramos que Jesus é nosso Senhor.

2 Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. 3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo (1Co 12.2-3).

Voltando a Marcos, este não é o caso dos familiares, nem dos escribas de Jerusalém. Eles insistem em opor-se deliberadamente a Cristo. Este é o primeiro item distintivo, que demarca o território em que se dá a blasfêmia contra o Espírito Santo. Sendo assim, podemos questionar: Há em nós oposição deliberada a Cristo? Os que professam a fé em Jesus nesta manhã são um exemplo para todos nós. Em Mateus 10.32-33, Jesus declara que os que o confessam publicamente, serão também publicamente honrados. Os discípulos de Jesus o professam publicamente; os que blasfemam contra o Espírito Santo contradizem Jesus publicamente.

Entendemos esta diferença? Prossigamos para a segunda verdade.

II A blasfêmia contra o Espírito Santo equivale a atribuir uma obra de Deus ao diabo

21 E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. 22 Os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possesso de Belzebu. E: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios. […] 30 Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo.

Vejamos o segundo ensino: A blasfêmia contra o Espírito Santo equivale a atribuir uma obra de Deus ao diabo. Os parentes de Jesus não cometeram blasfêmia contra o Espírito Santo. A família de Jesus não o odiava, apenas não o compreendia — achava que Jesus estava “fora de si” (v. 21). No caso deles, a oposição decorria de falta de iluminação, que Jesus fornece nos v. 31-35. Os escribas de Jerusalém, porém, foram mais longe. Disseram que a obra que Jesus fazia pelo poder do Espírito Santo era uma obra demoníaca. Uma coisa é pensar que Jesus está “fora de si”, outra coisa é pensar que Jesus é um agente de Belzebu.

Verifiquemos alguns detalhes nas palavras e comportamentos relacionados à blasfêmia contra o Espírito Santo. Aqui em Marcos 3.29, tanto quanto em Marcos 2.12, o vocábulo blasphēmeō denota uso de linguagem ofensiva ou grosseira. Mais especificamente, blasfemar é desrespeitar a Deus, lançar dúvida, distorcer ou escarnecer do ser de Deus como um todo, de uma qualidade ou atributo de Deus, ou de um ato divino em particular. O que está acontecendo? Jesus está agindo, libertando pessoas do poder de Satanás. Os escribas dizem que ele faz isso pelo próprio poder de Satanás (v. 22).

Isso nos leva a uma questão muito prática. Como se daria, hoje, a blasfêmia contra o Espírito Santo? Imagine uma situação em que Deus opera algo, fala alguma coisa e você não reconhece a operação nem a ação de Deus. Você está cego para enxergar sua ação e surdo para ouvir sua voz. Pior do que isso, você se opõe. Coloca-se pronta e furiosamente contra o que Deus está falando e fazendo.

Eis o quadro. De certo modo, neste pecado, o homem obscurecido confronta o Deus Todo-Poderoso: “Eu não aceito sua obra e luto contra”. Isso é a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Captamos o ensino? Chegou o momento de concluir.

Concluindo…

Certamente você já deve ter percebido que este ensino tem diversos desdobramentos e aplicações. Não entraremos em mais detalhes devido ao tempo reduzido. Você é convidado a atentar para o próximo sermão.

Por ora, basta saber que Marcos, neste Evangelho, nos convoca a três coisas, quais sejam, crer em Jesus, reconhecer sua pessoa e obra e acatar sua Palavra. Que isto caracterize as vidas de todos vocês que, nesta manhã, professam Cristo como Senhor e Salvador. E que seja assim com todos nós, para glória de Deus. Amém.

Um comentário

Deixe uma resposta

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.