A grande viagem começa com o primeiro passo. Para que descubramos novos horizontes, é fundamental que estejamos prontos a dar os passos necessários. A vida cristã, de igual modo, pode ser sintetizada em quatro passos que, apesar de simples, implicam grandes desafios.
O primeiro passo é conhecer e envolve todo o processo de aceitação de Cristo e admissão do crente na igreja (At 2.37-41). Tornar-se membro da família da fé é imprescindível para a vida cristã (Ef 2.19; Hb 10.25).
O segundo passo é crescer (Ef 4.15; Cl 1.10; 2Ts 1.3; 2Pe 3.18). É o desafio da maturidade espiritual. O cristão precisa conhecer a Bíblia, estabelecer hábitos de oração e adoração, e desenvolver caráter santo, requerido daqueles que seguem ao Senhor. Crentes que não crescem são uma anomalia (1Pe 1.1-3; Hb 5.11-14).
O terceiro passo é servir (Sl 100.2; Ef 4.16; 1Pe 4.10). É a etapa de treinamento para o ministério, na qual o cristão busca descobrir o seu dom espiritual e utilizá-lo para a glória de Deus e a edificação da igreja. Conforme o ensino do Senhor Jesus, aqueles que forem reprovados no serviço não são verdadeiros discípulos (Mt 25.14-46).
O quarto passo é compartilhar (Mt 28.18-20; At 1.8). O cristão, devidamente integrado à igreja, comprometido com o crescimento, capacitado e envolvido no serviço, está pronto para sair das quatro paredes e testificar de sua fé ao mundo. A fé gera essa dinâmica de aproximação (do mundo para a igreja) e envio (da igreja, de volta para o mundo, como testemunha).
Grandes caminhadas começam com os primeiros passos. Vamos caminhar com Jesus?
Pr. Misael