Uma família de discípulos de Jesus

Deus é soberano e bom

Em Romanos 9.14-18, Paulo responde a uma pergunta retórica sobre a justiça de Deus. Ele afirma categoricamente que não há injustiça da parte de Deus, citando a passagem em que Deus diz a Moisés que terá misericórdia de quem ele escolher ter misericórdia e compaixão de quem ele escolher ter compaixão.

A natureza de Deus é caracterizada pela união de justiça (santidade, retidão e bondade) e poder (onipotência e soberania), que se manifestam em suas ações ao longo da história. No entanto, a doutrina da escolha incondicional pode ser ofensiva ao orgulho humano. Calvino observa que a mente humana é frequentemente mais inclinada a acusar Deus de injustiça do que a reconhecer sua própria cegueira (Comentário de Romanos).

A miséria é nossa por direito, mas Deus nos concede misericórdia se assim o desejar. Deus cumpre sua Palavra e executa seu plano eterno em todo o cosmos. Sua vontade, mesmo quando insondável, é excelente. Mesmo quando as circunstâncias parecem confusas, a bondade de Deus é inabalável e seu governo é perfeito.

Rev. Misael Batista do Nascimento

Descubra mais sobre IPB Rio Preto

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading