A adoração verdadeira é constituída de disposições e expressões. Davi exemplifica isso em Salmos 34:1-3:
1 Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. 2 Gloriar-se-á no Senhor a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. 3 Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome.
Os dois primeiros versos falam de futuro, do que Davi pretende fazer: “Eu bendirei e louvarei a Deus. Minha alma se gloriará nele”. Além disso, Davi expressa o que espera do povo de Deus — os humildes ouvirão sobre isso e se alegrarão. No v. 3, Davi convoca seus irmãos a adorar com ele, engrandecendo e exaltando o nome divino.
É preciosa a expressão: “e, todos, à uma, lhe exaltemos o nome” (v. 3; grifo nosso). Os cristãos devem cultuar em unidade, como uma só família e corpo. Quando isso acontece, Deus é exaltado. A irmã Sarah Kalley expressa isso lindamente no hino 182, “União fraterna”:
Que grande bênção é estarem com amor,
Irmãos, ligados pela fé, louvando ao Salvador!
Que Deus nos preserve em santa união!
Rev. Misael Batista do Nascimento