Você pode dizer muitas coisas sobre o Livro de Atos, menos que ele é enfadonho. Verdadeiramente, estes primeiros cinco capítulos de Atos são de tirar o folego! Teologia de primeira qualidade. Aventura narrativa de primeira qualidade. Mas não se trata de obra de ficção e sim, de história da salvação! E se tivéssemos de resumir…
Ousada confiança em Deus. Integridade absoluta. Amor afetuoso.
Buscar a Deus e afastar-se do mal conduz a bênçãos preciosas. Manter-se longe de Deus e apegado ao mal conduz a consequências dolorosas.
Deus publica as opressões de Israel. Deus envia um inimigo contra Israel. Deus pune as transgressões de Israel.
O adolescente precisa se alegrar e divertir perante Deus. O adolescente precisa afastar-se do desgosto e da dor.
O amor de Deus nos conduza a honrar o casamento. O amor de Deus nos conduz a ser contentes com o que temos.
Perceber Deus no fogo ardente e escuridão. Ouvir Deus na tempestade e sonido de trombeta. Temer e tremer diante do espetáculo divino.
Este perigo demanda vigilância constante: “atentando, diligentemente […]. Este perigo não vem de longe: “[…] por que ninguém seja faltoso […]”. Este perigo é real e mortal: “[…] separando-se da graça de Deus […]”
Nós temos companhia empolgante. Nós sofremos sob um inimigo estressante. Nós contamos com um redentor perseverante.
Continuar crendo em Deus, mesmo sendo desprezados, feridos e mortos. Continuar crendo em Deus, mesmo sendo empobrecidos e desterrados.
Alegria pessoal e abundantemente na providência de Deus. O contentamento precisa ser aprendido.
A fé conduziu a escolha de Moisés. A fé conduziu o pensamento de Moisés.
José esperou pelo dia da libertação. José esperou pela terra da promessa.
Pela fé, Isaque e Jacó foram feitos abençoadores. Pela fé, Jacó foi feito adorador.
Abrir expansivamente o coração a Deus. Pensar corretamente. Viver coerentemente.
Abraão foi submetido a prova. Abraão ofereceu a Deus seu filho unigênito. Abraão agiu convicto da fidelidade e do poder de Deus.
Quem vive pela fé é estrangeiro e peregrino. Quem vive pela fé anseia pela pátria celestial. Quem vive pela fé habitará na cidade celestial.
Deus tornou Sara uma mulher fértil. Deus revitalizou Abraão. Deus assegurou uma descendência da Aliança.
Pela fé Abraão saiu. Pela fé Abraão peregrinou.
Uma intervenção protetora de Jesus. Uma ação provedora de Jesus. Uma resposta iluminadora de Jesus.
Deus nos chama em tempos difíceis; nos chama apesar de nossas objeções; nos chama e anima com sua graça e poder.
Mesmo sendo crentes, passamos por aflições. Em momentos de tristezas, de crises, de angústias ou de sofrimento, o melhor lugar para estarmos é na presença do Senhor. Em momentos de crise, a nossa esperança é renovada em Jesus.
O texto bíblico mostra o ânimo distorcido da multidão, o ânimo inconstante dos discípulos, e o bom ânimo seguro da salvação.
A igreja, principalmente após a pandemia, deve olhar para cima, para dentro e para fora.
Melquisedeque abençoou Abraão e recebeu dízimo de Abrãao. Pode-se dizer que ele foi um tipo de Cristo, nosso rei e sacerdote perpétuo.
Nossas necessidades de descanso singular, de sempre aprender e de alimento sublime são supridas em Cristo.
Podemos nos refugiar em Deus porque ele é o nosso Senhor, a nossa herança, o arrimo da nossa sorte, o nosso conselheiro, o nosso companheiro e o nosso Salvador.
Jesus é a nossa base firme e verdadeira. Status, recursos financeiros e as meias-verdades são bases frágeis. Em Jesus podemos confiar que não é o fim.
Somos guardados na orientação da Palavra, da rejeição vergonhosa e como o povo de Deus.
Somos refeitos ao termos uma visão teocêntrica da vida. Somos refeitos estabelecendo relacionamentos saudáveis. Somos refeitos sendo desafiados a fazer discípulos do Senhor
A pandemia sublinhou nossa fragilidade e total dependência de Deus.
Último sermão pregado pelo Rev. Allen Porto, em 2020.