Ouça as mensagens pregadas em 21/03/2010 (cultos matutino e da noite).
Ouça as mensagens pregadas em 21/03/2010 (cultos matutino e da noite).
Pêndulos são objetos oscilantes. Ao serem empurrados, movem-se de acordo com a força gravitacional, ora para a direita, ora para a esquerda. Equilibristas também se movem, mas fazem isso normalmente em linha reta, esforçando-se para manter-se em uma só direção, com o mínimo possível de oscilações.
É mais fácil ser pêndulo do que equilibrista. Pra começar, porque o primeiro é um simples objeto, movido por impulsos externos, sem necessidade de inteligência. Já o equilibrismo é uma arte que exige treino e uso intenso da concentração. Qualquer um pode ser balançado de um lado para outro, estando bem amarrado e pendurado. Poucos são capazes de atravessar um espaço de 50 metros sobre uma corda, em perfeito equilíbrio. Daí podermos pensar nestas duas coisas como sendo padrões antagônicos, um que leva à precipitação e outro que produz maturidade.
Iniciamos no último domingo, a nova turma da classe de novos membros, com 44 alunos. O material para a classe é o curso Introdução ao Discipulado Maduro e Reprodutivo: Os Primeiros Passos do Discípulo e tem por conteúdo básico os Dez Mandamentos, o Credo Apostólico, a Oração Dominical, os Sacramentos (batismo e ceia do Senhor) e outros tópicos importantes da religião cristã…
Uma forma interessante de resumirmos os resultados da aplicação do evangelho em nossas vidas é utilizando o critério dos três “s”. Primeiramente o cristão é alguém salvo pela graça que opera através da fé (Efésios 2.8-9). Ser salvo é experimentar a regeneração, uma obra do Espírito Santo que nos concede uma nova natureza e que também é chamada de “novo nascimento”. Conforme o Senhor Jesus, “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3.5). Esta operação divina no coração é a primeira marca do verdadeiro discípulo.
O Cristão é alguém santo (1Coríntios 1.2). Isso aponta para duas ações divinas: Na conversão, Deus nos separa para ele e, a partir de então, inicia em nós uma obra progressiva de aperfeiçoamento moral (Efésios 1.4, 12, 4.1-6.20). Esta é uma marca distintiva: ausência de santidade implica em ausência de conversão. O Espírito Santo, que reside em nós, produz purificação e frutos de justiça (Romanos 8.1-11; 1João 1.7-10; Apocalipse 14.1-5, 19.7-8).
No culto cristão culminam todos os serviços prestados na semana e são encontrados os significados da existência. Diante do Santíssimo nossos pecados são confessados, recebemos absolvição por meio do sangue de Jesus e somos transformados. A graça divina é dispensada a nós pela Palavra pregada e pelos sacramentos. Temos ainda a oportunidade de consagrar a Deus nossos corações, posses e realizações, e de proclamar e fortalecer a fé por meio de cânticos e orações, tudo isso ungido e aplicado pelo Espírito Santo.
O culto é, portanto, um grande evento, o domingo é o dominicus, o “dia do Senhor” e o Quarto Mandamento foi-nos dado a fim de liberar-nos para adorar: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; […] o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êxodo 20.9,11). Longe de estabelecer uma guarda legalista do sábado, o texto nos chama a uma busca especial de Deus em um dia dentre os sete, uma pausa para adoração fiel e inspiradora. Os discípulos, que começaram a reunir-se no domingo — o Dia da Ressurreição — para partir o pão e louvar a Cristo, consagraram o primeiro dia da semana como o sábado cristão (Atos 20.7).
“Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”. Esta é a afirmação convicta feita pela esposa descrita em Cantares 6.3 e reflete com exatidão a relação do Senhor com a igreja, caracterizada por afeto proveniente do amor incondicional a nós dispensado por Deus e de nossa resposta de amor, ainda que imperfeita, ao nosso Criador e Redentor.
Este senso de mútuo pertencimento é reforçado na liturgia e na doutrina. Liturgicamente, reafirma-se a aliança nos cânticos e orações. Doutrinariamente, relembrando as promessas feitas a Abraão e Jacó, bem como as revelações dadas no Sinai, confessamos que o Senhor é o “Deus de Israel”, o “nosso Deus”, enquanto nós somos o seu povo, separado dentre as nações para a sua glória (Êxodo 19.5, 20.2; Salmo 100.3; 1 Reis 17.1).
Terminamos de publicar a página sobre nossas principais crenças. Você pode acessá-la na barra de navegação do site, em Conheça-nos > No Que Cremos ou através do link direto, logo abaixo: https://ipbriopreto.org.br/conheca-nos/no-que-cremos/
O título acima é uma redundância, uma obviedade. Qualquer pessoa em sã consciência sabe disso e uma afirmação contrária é tida por ilógica e insconsistente. O autor bíblico afirma que, de certa maneira, nada se altera: “Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós” (Eclesiastes 1.10). Por outro lado, a história, segundo as Escrituras, é linear, segue uma linha que tem início, meio e fim. Ao contrário dos orientalistas, que vêem a história como um ciclo ininterrupto de recomeços, enxergamos que esta é formada por estágios nomeados como passado, presente e futuro.
Calabreza é um bom sabor de pizza, mas não para quem pediu por uma napolitana. Frustração, irritação e, em alguns casos, fúria. Fomos desconsiderados e diminuídos em nossas reivindicações. Como clientes exigentes queremos ser atendidos detalhadamente, senão reclamamos, abandonamos o restaurante e até acionamos os órgãos de defesa ao consumidor.
Nosso coração é assim, não gosta de ser contrariado. “O Cliente é o Rei”, dizem. Então, que se aplique essa lógica ao restante da existência. Na vida conjugal “faça-me feliz ou eu troco de cônjuge”, no ambiente acadêmico “mudem as regras das avaliações ou eu mudo de escola” e na vida espiritual “agradem-me ou eu me transfiro de igreja”. Como afirmei no Boletim anterior, é a lógica do mercado, em sua versão evangélica.
Se as coisas continuarem assim, dentro em pouco teremos Santa Ceia entregue por motoboys e pagamento de dízimo pela Internet. Os “clientes” têm cada vez menos tempo, precisam de uma igreja que se adapte a eles e da qual eles migrem ao menor sinal de desagrado, desgaste ou chateação.
Com toda a nossa reticências a determinadas estranhezas doutrinárias e práticas do ministério da Ana Paula, recomendamos o cântico a seguir, inquestionavelmente bíblico, belo e edificante.
O universo empresarial é governado pela competitividade. Sobrevivem os que se adequam às orientações do mercado. “Conquiste clientes ou morra”— eis o lema dos empreendedores vitoriosos. Tal orientação tem sido assumida por diversos tipos de organizações. Para as entidades filantrópicas é preciso estimular os mantenedores; órgãos governamentais querem agradar ao contribuinte e partidos políticos investem em fidelizar seus afiliados em um contexto de muita concorrência.
A igreja começa a reproduzir este modelo. Hoje somos um mercado. Basta trocar a palavra “cliente” por “membro” e, no fim das contas, pastores se tornam executivos e as atividades das igrejas, estratégias para aumentar suas “fatias” no segmento dos crentes. Isso tanto é assim que não se estranha o fato de produtoras tradicionalmente ligadas à música não-cristã bancarem gravações de bandas gospel, nem ainda a proliferação de revistas ditas evangélicas que vendem pregações e palestras de pastores que praticam marketing de guerrilha no afã de divulgarem os produtos de seus “ministérios”.
Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te…
Para os adoradores de plantão.
Está no ar a IPBTV, uma iniciativa da Rede Presbiteriana de Comunicação. A partir de agora é possível assistir a 24 horas de programação cristã, diretamente pela Internet. Você pode acessar aos conteúdos da IPBTV clicando no anúncio na barra de navegação.
Um dos aspectos aparentemente contraditórios da obra divina é a relação entre suficiência e insuficiência. O apóstolo Paulo fala sobre isso em 2Co 2.15-16: “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem,…